terça-feira, 16 de setembro de 2008

Você é um ladrão de tempo?

Você atende vários clientes em potencial, mas dificilmente consegue fechar uma venda? Siga as dicas do especialista Dominic de Souza e se torne um Super Vendedor!

1 - Encare a venda como uma troca
O processo de venda tem que ser visto como uma troca. O vendedor deve participar da venda, estar presente, trabalhar em conjunto com o cliente, sem abandoná-lo. Essa "parceria" servirá para que o cliente veja que não está só, tentando resolver o seu problema.
2 - Tenha uma escuta ativa
Tente captar as entrelinhas do que o cliente fala, porque é aí que se escondem seus desejos e vaidades, ou seja, é onde você vai descobrir quais as reais necessidades do cliente, o que ele quer expressar. Coloque-se no lugar da pessoa, com o objetivo de entender as sensações que lhe ocorrem naquele momento.
3 - Entreviste o cliente
Entreviste, não pergunte. As pessoas que apenas perguntam são tidas como chatas. Você deve coletar as informações que precisa através de perguntas para ter sucesso, mas com uma conversa amigável, sem interrogá-lo.
4 - Use o "Mantra"
Quer desarmar uma pessoa para que ela te escute e a venda ocorra? Experimente e utilize seu Mantra, que é o nome do cliente. Repita-o, o tempo todo. Perceberá que não tem nada mais rápido e eficaz para criar um vínculo ou derrubar barreiras no momento da venda. E não se preocupe: caso esqueça, pergunte de novo, pois perceberá que seu interlocutor ou consumidor terá boa vontade em repetir.
5 - Pense sem os braços
Simplifique o seu dia-a-dia. O "pensar sem os braços" é uma maneira de dizer "não se apegue ao meio". Pense sempre em formas novas de fazer uma mesma coisa. Seja flexível e resiliente.
6 - Capriche na Descrição
Precisamos ser 100% transparentes em nossos esclarecimentos sobre o produto ou serviço, seus benefícios e vantagens, tendo a certeza de que fomos compreendidos, que as características e informações sobre o produto foram claras e de acordo com os desejos e as necessidades do cliente. Afinal, quantas vezes você ofereceu e insistiu até ficar chateado com o seu interlocutor por não querer comprar seu produto? Para que isso não aconteça mais, capriche na descrição.
7 - Peça o pedido
É importante deixar bem claro que você é o vendedor, que está presente para ajudar, para trazer e compartilhar informações, mas a sua empresa também tem metas de desempenho para você, que está presente para vender e solicitar um pedido. Resumindo: seja solícito, mas sem perder o foco.

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