terça-feira, 16 de setembro de 2008


Executivo enfatiza a importância do marketing com a TIJumpExec entrevista Dominic de Souza, country manager da empresa Ad Operating DQ&A Brazil. Como vários profissionais da área, Dominic sabe que o momento atual é de reciclagem e da adoção de novos processos, em meio a uma relativa euforia com relação ao crescimento do uso dos meios digitais como veículos de publicidade. Veja nesta entrevista as observações do executivo em relação às tendências do mercado brasileiro e o que ainda está faltando para assegurar a sua consolidação. Sua vivência anterior como profissional de TI também o credencia a analisar a sinergia que é necessária para tocar estes projetos com segurança.
JumpExec: Muitos afirmam que as mídias digitais estão "à prova" de recessão. Você acredita que esta afirmação é verdadeira?Dominic: Na perspectiva de crescimento no mercado comparado as outras mídias, sim. Lembrando que mídias digitais não se restringem apenas a internet. Celulares, IPtv, PDAs dentre outros, fazem parte deste grupo. Quando analisamos as grandes oportunidades, as vantagens de filtros para atingir o publico alvo e os crescentes números de usuários online justificam este crescimento comparado os outros tipos de mídia, mas o que realmente me motiva a acreditar que será "à prova" de recessão é a geração digital. Não terá outra forma de comunicação que não seja digital, hoje as empresas são tão dependentes do computador quanto são dependentes da energia elétrica. Pense no quanto é possível produzir sem a utilização de computadores nas empresas. Assim mais forte que os números e as grandes conversões é a geração digital que garantirá que não tenhamos uma recessão nas mídias digitais pela dependência direta.
JumpExec: O que falta para o mercado brasileiro de publicidade digital se consolidar?Dominic: Existem alguns fatores, mas um que eu sempre digo nas apresentações que realizo é a conscientização que o mercado de publicidade digital não diferente da publicidade "tradicional". Não existirão atalhos ou planos mágicos. O volume de trabalho, a dedicação e o profissionalismo da publicidade "tradicional" terão que ser implantada. Da mesma forma que a bolha da internet excluiu os aventureiros, outros serão excluídos se não encararem a publicidade digital com a mesma seriedade. Assim, falta profissionalizar as empresas aventureiras e as empresas que acreditam que na publicidade digital as exigências são menores. Fato que apenas confundem nossos clientes e tornam mais lento este processo de consolidação.
JumpExec: Os anunciantes ainda mostram resistências às mídias digitais? Se sim, por quais motivos?Dominic: Sim, este é um aspecto inerente ao ser humano. Tudo aquilo que não entendemos ou não dominamos, rejeitamos. Para depois em um segundo momento, quando estivermos seguros aceitar. Nossos anunciantes estão passando por esta fase de rejeição, em todos os processos de decisão sempre existe uma pessoa que está naturalmente resistente. Mídia digital ainda não é muito concreta para nossos anunciantes, é muito complexo e difícil de compreender ou gerenciar. Isto me remete a uma situação comum em um processo de vendas. Quando tentamos vender algo para alguém e oferecemos dez opções ao invés de três, o cliente fica perdido e entra no processo de rejeição.
Outro motivo que é característica a própria mídia é o volume de detalhes e informações importantíssimas que podem ser utilizadas ou extraídas. Hoje os grandes pensadores e lideres reforçam a mensagem que devemos ser simples para sermos mais assertivos e com tantas métricas na “cabeça” os anunciantes fica complexa a tarefa de manter-se simples e com isto nasce à insegurança de não estarmos sendo assertivos. Um paradigma que será solucionado com o tempo e com a percepção de que com estas mesmas informações e métricas quando bem trabalhadas tudo fica realmente simples.
JumpExec: Faltam profissionais qualificados para criar, planejar e monitorar campanhas e iniciativas feitas no meio digital?Dominic: Sim, quero chamar a atenção para o seguinte cenário que acredito que ilustra está falta. Trabalhei durante anos com grandes projetos de IT, da mesma forma participei importantes de projetos de MKT e um dos pontos em comum era um volume expressivo de investimentos. Existia um esforço e toda uma dedicação e diria até clamor em participar desde ou daquele projeto. No meio digital os projetos ainda não são grandes ou tão expressivos no volume de investimentos envolvidos quando comparamos aos outros projetos de Marketing e IT. Ou seja, ninguém vai brigar para assumir este "Patinho Feio". Enquanto este patinho não virar um cisne a parte de criação, planejamento, monitoração e iniciativas no meio digital ficarão para os vanguardistas ou para os curiosos que se interessa em entender ou investir no mundo digital.
Outro ponto importante que também influência está falta de profissionais é uma visão, que é de senso comum, de que o meio digital está órfão. Onde fica o meio digital? Em marketing ou IT? Assim existe a insegurança de investir ou descobrir o este meio digital oferece.
Assim, com estes dois pontos, o mercado digital fica carente de profissionais para realizarem estas tarefas importantíssimas.

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