terça-feira, 16 de setembro de 2008

As mulheres vão as compras


Com base nos dados estatísticos, que apontam desde o começo do ano a intenção de compra e o índice de vendas no comércio (dados do IBGE e Provar) e no visível domínio feminino atual, concluo que, definitivamente, as mulheres decidem a grande maioria das compras.
Elas são responsáveis pelas compras de toda a família, do vestuário aos aparelhos eletrônicos - indo até à aquisição de imóveis. Definitivamente, o poder feminino é quase predominante! É importante lembrar que essa "dominação" feminina é resultado de um movimento de expansão das tarefas que elas vêm agregando às suas vidas, há mais de 60 anos. Desde a Segunda Guerra Mundial, as mulheres desempenham papéis variados: elas são as donas de casa, as mães e as profissionais no mercado de trabalho.
Para os vendedores que querem aproveitar essa tendência, é importante considerarem algumas dicas, que podem parecer irrelevantes, mas fazem toda a diferença. Um exemplo é: enquanto o homem age com objetividade, sem se dar contas aos detalhes, a mulher demora a escolher e fica firme na decisão, justamente por ser mais exigente e paciente. Esse é o famoso 'feeling' feminino, que não pode passar despercebido. Para isso, o vendedor precisa ter uma escuta sensível, garantindo a venda e a simpatia da cliente e permitindo que a cliente fale.
Além disso, da mesma forma que a mulher acha uma solução para as diferentes necessidades de cada integrante da família, o vendedor deve achar as soluções para as muitas necessidades da mulher que deseja comprar algo. Isso é possível quando ele se atenta aos desejos e vaidades dela, ou seja, captando as entrelinhas do que a cliente fala. Essa ação, de tentar entender as sensações que ocorrem naquele momento, ajuda a descobrir quais são as reais necessidades da mulher.
Outro ponto importante é a conversa, que deve ser transparente. Tanto nos esclarecimentos sobre o produto que oferecemos, com seus benefícios e vantagens, até aos detalhes que parecem não fazer diferença. Além do mais, não há nada mais eficaz do que criar um vínculo ou derrubar barreiras no momento da venda! Ainda mais com as mulheres, que são sensíveis e precisam receber atenção. A forma mais efetiva de se criar tal vínculo é chamar a cliente pelo nome.
Chame-a pelo nome, e não se preocupe caso esqueça. Se isso acontecer, pergunte de novo! Você até perceberá que ela terá boa vontade em repetir. Aliás, boa vontade é o que não falta para as mulheres: elas cuidam da família, da vida pessoal e profissional, e ainda têm tempo para ir às compras. E fazem tudo com uma maestria impecável.

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