terça-feira, 16 de setembro de 2008

Toque Feminino


Com doçura, objetividade e talento nato, as mulheres têm sido um grande sucesso na área de vendas, principalmente na hora de fechar pedidos. O consultor comercial Dominic de Souza confia tanto nelas que suas equipes geralmente são predominantemente femininas.
A evolução das mulheres no mercado de trabalho tem sido marcada por uma ascensão invejável. Em todos os campos e as profissões, elas se sobressaem e ocupam cada vez mais espaço. “Aproveitando minha experiência de 17 anos na área comercial, pude acompanhar muitos exemplos femininos de sucesso. São profissionais que conseguem vender qualquer produto sem perder a doçura, a objetividade e o talento nato para agradar a sua clientela”, diz Dominic de Souza, consultor, palestrante e empresário do segmento de treinamento e desenvolvimento da área comercial.
A maior prova disso é que o especialista, ao desenvolver uma metodologia de vendas, tem sua equipe formada na maioria por mulheres. “Elas dão aos vendedores uma verdadeira aula de como encantar o cliente, como manter a calma e ser flexível na administração dos conflitos. Ao ouvir que a mulher é uma hábil negociadora, lembramos, por exemplo, o seu malabarismo para manter a tranqüilidade no meio familiar. Elas acham soluções para as diferentes necessidades de cada integrante, como marido e filhos. E isso pode ser transportado para a relação vendedor e cliente”, afirma Souza.
A mulher está sempre pronta a ouvir. No processo de vendas, escutar ativamente facilita a entender as necessidades do interlocutor e vender muito mais. Além de bons resultados, isso se traduz também em fidelização do cliente. “Mais uma vez, a mulher se sobressai, já que é necessário comprometimento, envolvimento, atenção aos detalhes, percepção do outro e simpatia para fortalecer o relacionamento com o cliente”, finaliza.

Nenhum comentário: