terça-feira, 16 de setembro de 2008

Como fidelizar clientes com liquidações


Shopping centers e lojas de ruas lotados, com promoções nas vitrines e descontos expressivos. Esses são os principais ingredientes das liquidações que acontecem em todo o comércio, no final de um ano e início do outro.
Atraídos pelas ofertas típicas dessa época do ano, quando o comércio tenta liquidar o estoque e dar lugar às novas coleções, os consumidores vão às lojas em busca de boas oportunidades. Com tantos apelos promocionais, os varejistas podem aproveitar o momento para ampliar o número de clientes, elevar o volume de vendas e fidelizar consumidores. Essa é a opinião do especialista em vendas Dominic de Souza, autor do livro Como vender seu produto ou serviço como algo concreto (Editora STS) e que possui 17 anos de experiência na área comercial.
Para o especialista, uma dica importante é refrescar a memória do consumidor e fazer com que ele entenda o que realmente significa uma liquidação. "Antes do Plano Real, vivíamos mergulhados numa inflação alta e liquidação era algo distante, típico de países com economia estabilizada, onde quem realmente liquidava estava precisando gerar fluxo de caixa ou promover o giro de mercadoria estocada. Com a estabilização da moeda, as liquidações no Brasil ganharam espaço e surgiram promoções conjuntas em vários estabelecimentos, estimulando a temporada de compras, com descontos expressivos”, diz Dominic.
Ele lista alguns procedimento que o varejista pode tomar para ganhar novos clientes e fidelizar os antigos:
- Lembre ao cliente que no preço normal, ele compraria apenas um item, porém, nessa nova oportunidade, ele consegue levar mais. Assim, você pode incentivá-lo a levar mais produtos;
- Monte pacotes de oferta, juntando os artigos que estão em liquidação e ofereça como um item especial, com preço diferenciado para aumentar o volume de vendas;
- Utilize o humor para despertar o interesse, com promoções casadas, como o velho e eficiente "leve 2 e pague 1". Pode ser uma forma de garantir maior credibilidade à ação;
- Incentive o cliente a aproveitar a liquidação para comprar o mesmo item para presentear outras pessoas ou levar várias opções da peça para consumo próprio;
- Lembre-o que a liquidação pode ser a oportunidade de antecipar as compras de datas comemorativas como, por exemplo, algum aniversário.
Além disso, o comerciante também deve se preocupar com sua equipe de vendas. “É bom motivar seus colaboradores a investirem em um atendimento diferenciado, expondo os produtos de maneira agradável e incentivando os clientes a permanecer o maior tempo possível na loja”, diz Dominic.

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