terça-feira, 16 de setembro de 2008

Produtividade e liderança já são tema de cursos específicos


A liderança, que já era uma disciplina na maior parte dos MBAs Executivos, e a produtividade, geralmente tratada apenas em cursos de gestão de tempo, agora ganharam cursos que tratam exclusivamente do assunto. A Franklin Covey lançou dois MBAs, um em Liderança e Gestão Organizacional e outro em Produtividade e Execução. Acostumados a recorrer ao material da consultoria, principalmente ao best-seller de seu fundador, Stephen Covey, Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, os executivos agora poderão conhecer um conteúdo exclusivo, resultado de mais de US$ 20 milhões investidos em pesquisa.E, por enquanto, apenas os brasileiros terão essa oportunidade, já que a iniciativa é da subsidiária sediada no bairro do Brooklin, em São Paulo, onde será ministrado o curso.O MBA com foco em liderança já tem executivos matriculados, atraídos pela possibilidade de fazer uma especialização inédita. Mas, para participar, é preciso ter uns bons anos de experiência à frente de equipes, como Dominic de Souza, country manager da DQ&A, empresa de mídia on-line.
"Lá fora existem PHDs nessa área. Acredito que, aqui, isso será um diferencial futuramente", afirma. Aos 36 anos, Souza tem uma grande responsabilidade: firmar a companhia no Brasil, que como multinacional holandesa já tem forte presença no mercado europeu. "Farei um MBA para aprender procedimentos que podem ser extremamente úteis para o dia-a-dia da minha organização", diz.Foi pensando na responsabilidade de desenvolver uma equipe jovem, de profissionais com 24 anos, em média, que Carlos Moura, presidente da Athena Trading, também se matriculou no novo MBA em Liderança e Gestão Organizacional. “Quero ampliar minhas visões, entender como posso controlar melhor os resultados. Pensar efetivamente na minha liderança", diz o executivo com mais de 20 anos de experiência no setor têxtil, que decidiu criar sua microempresa há cinco anos. "Quando você atua no comércio internacional é preciso ter uma equipe muito coesa", explica.
Outra alternativa para aperfeiçoar a liderança
Os executivos com menos experiência encontram na FIA-Fundação Instituto de Administração da FEA/USP, um curso que não é MBA, mas pode lhes ajudar a aperfeiçoar a capacidade de liderar. O "Liderança para o Futuro" pretende atualizar conceitos de liderança e ajudar no planejamento da carreira dos profissionais. "O curso é voltado àqueles que têm forte potencial para atuar como líderes, mas ainda não atingiram essa meta e para os que já ocupam cargo de gestão e querem aprender a estruturar uma equipe forte", conta James Wright, responsável pelo curso.

Nenhum comentário: