quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Avaliar riscos é fundamental para quem pensa em traçar plano alternativa para carreira


Especialistas e profissionais que passaram pela experiência de se dividir entre duas atividades são unânimes em afirmar que existem vários pontos importantes que devem ser analisados antes de traçar um plano alternativo para a carreira. O primeiro deles é ter total segurança daquilo que está fazendo e saber dos riscos que corre.
- Muitas pessoas não avaliam os riscos antes de tomar a decisão de virar empresário e acabam se arrependendo depois - afirma Arnaldo Toledo, economista que se lançou no mundo das franquias, ao mesmo tempo em que trabalhava em empresas multinacionais, lembrando que a jornada de trabalho será dura, principalmente se houver duas atividades correndo em paralelo.
É importante que a pessoa acredite em seu potencial e em sua capacidade de realizar as coisas.
- Muitas pessoas vão fazer críticas sobre suas atitudes, mas se você realmente acredita naquilo que está se propondo, pense apenas no sucesso. O medo é uma coisa boa, mas tem que ser superado por aquilo que realmente queremos. Não se arrependa de nada, tudo é válido em qualquer circunstância, aprenda sempre em qualquer situação.
Toledo aconselha também que se converse com pessoas que já fizeram isso e procure recolher o máximo de aprendizado possível antes de começar a aventura.
- Por fim, se tudo der errado, nunca tenha medo de recomeçar. Isso é bom, pois vai fazer de você uma pessoa mais madura, mais experiente e que, a cada momento, saberá cada vez mais tomar a decisão certa no tempo exato.
O diretor da Human Learning, Jorge Matos, dividiria seu conselho em dois tópicos.
- Em relação a ter um planejamento pessoal para lidar com o futuro, a melhor maneira é criar cenários, desde o mais pessimista até o mais otimista. Isso nos fortalece e nos prepara para o que der e vier - aconselha. - Já no caso de armar um plano B para ter uma segunda profissão, exceto se a pessoa for muito versátil e tiver a capacidade de levar duas profissões com muita competência, sugiro que ela procure ser um profissional com atitudes de alta performance.
Segundo ele, é necessário ter bons conhecimentos, compreender os seus comportamentos e melhorar ao máximo suas habilidades. Se ele tiver a sorte de ser a pessoa no lugar certo, vai experimentar o prazer de trabalhar sem trabalhar. Se não for, sempre haverá tempo de ser feliz.
Atividades em harmonia
Dominic de Souza lembra que é fundamental que o plano alternativo não apresente nenhum tipo de conflito com o mercado onde a sua empresa atua ou com as suas metas familiares. E, muito importante, também é que gere alguma receita deste plano B.
- Pode até ser a longo prazo, mas ele precisa ser um gerador de receita. Caso contrário, é apenas um hobby.

Nenhum comentário: