terça-feira, 16 de setembro de 2008

Revista Profissional e Negócios entrevista Dominic de Souza

- O RH está sempre preocupado em manter a equipe de trabalho motivada. O profissional de RH pode acabar esquecendo de sua própria motivação?
Sim, sem dúvidas! Isso acontece por dois aspectos: o Rh, como é muito preocupado em cuidar do outro, tem a tendência e esquecer de cuidar de sui mesmo. Além disso, o RH tem acesso a inúmeras ferramentas – isso é de sua essencia – o que acarreta em uma dificuldade em adotar uma ferramenta específica para se aplicar e manter. É quando o RH desenvolve muitas técnicas de motivação, mas não se aprimora em nenhuma.Os profissionais de RH, como são treinados em escutar o outro, têm dificuldade em fazer a gestão do próprio tempo, e diagnosticar os próprios problemas, tendo assim uma dificuldade em fazer a autogestão.
- Quem motiva o departamento de RH?
Infelizmente, como as pessoas entendem que a função específica do RH é motivar, muitos tendem a achar que essa área se auto motiva! Quem deveria motivar os profissionais de RH é o gestor, sem dúvidas. Ele tem que ser exigente em lembrar as empresas que o RH também precisa de motivação. É errado achar que o RH tem as próprias ferramentas para se motivar. Se ele mostrasse um pouco de sua realidade, todos teriam maior compreensão do cotidiano desse setor, das suas necessidades e possibilidades. É necessário ao RH mostrar que eles não só pagam salário e ouvem pessoas. Eles têm mais competências que isso.
- Como desenvolver a motivação dentro do departamento de RH?
Um exemplo bom para isso são os mini projetos, que fazem com que o RH envolva mais os projetos da empresa e seus funcionários. Por exemplo: ao invés de pesquisar cursos e treinamentos para a área comercial, melhor escolher alguém dessa própria área para fazer isso. Assim, o profissional se sentirá valorizado pelas aptidões que possui, e a empresa terá ao seu dispor um especialista naquele determinado assunto.Delegar para uma pessoa em específico da área comercial da empresa para prospectar cursos, trazendo essa prospecção para o RH somente avaliar, também é uma ótima saída. O RH se envolve para entender as linguagens da empresa, pois precisa entender o que é importante naquela determinada área, em sua própria língua. O setor de vendas, por exemplo, precisa bater metas, diferentes das dos outros setores, porém os outros setores também têm suas necessidades.
- O que a motivação representa em termos de resultados financeiros para a empresa? Dá para mensurar?
Uma vez que o RH executa seu trabalho com competência, outras áreas melhorarão automaticamente. A partir do momento em que o RH se envolvesse menos com os negócios da empresa, para poder se focar totalmente no seu trabalho, o processo melhoraria, e consequentemente os resultados financeiros teriam uma melhora.
Hoje, o RH compra muitos programas que não suprem a necessidade dos setores. Isso acontece porque, muitas vezes, o RH não conhece a real necessidade daquele setor. O ponto chave aqui é que cada setor deve exercer uma autonomia maior sobre suas necessidades, e passá-las para o RH apenas para ele dar continuidade ao processo, porque o RH também é uma ferramenta, e não apenas um suporte dos funcionários.Não é possível mensurar, porém, quando a integração entre os setores funciona de uma forma criativa e motivada, os resultados ultrapassam os 400%.
- Os profissionais do RH podem deixar a própria motivação de lado. Se isto acontece, como reverter este quadro?
Para reverter o quadro, é necessário entender que todos têm seus problemas e dificuldades, muitas vezes é necessário mais uma intervenção terapêutica do que o departamento de RH!
O segundo ponto é saber separar as responsabilidades do RH, ao invés de achar que tudo depende dele. Achar que um treinamento de vendas vai aumentar as vendas, por exemplo, não é de responsabilidade do RH, e sim do departamento de vendas.
Outro aspecto importante é a competência: muitas vezes o RH traz pra si a responsabilidade que eles definem dentro de seus próprios critérios como sendo as melhores ferramentas, sem consultar o setor responsável ou área de competência.
Como todos direcionam os problemas para o RH, ele acaba tomando frente de problemas que não são as especialidades dele. Eu, por exemplo, já conversei sobre vendas e nem passei pelo setor, fui direto ao RH.
- Se puder, citar algum caso de motivação realizada pelo Departamento de RH para eles mesmos.
Os mini projetos; o fato de o RH participar de reuniões de negócios. A partir do momento que a empresa começa a envolver a área de RH, eles aprendem mais e ficam mais motivados, passando a entender como as pessoas funcionam.Ao envolver a empresa com os míni projetos, o RH consegue delegar melhor, fazendo representações. Deixar o ambiente legal, como melhorar o visual do ambiente... Todas essas “pequenas” ações refletem positivamente dentro da empresa. Assim, o RH desenvolve as diferentes linguagens da empresa.

Nenhum comentário: